Embalagem plástica zip lock
Basta uma avaliação por cima do mercado de consumo que se nota claramente como as embalagens evoluíram e se diversificaram nos últimos anos e mesmo décadas. Parece que o mundo não é mais o mesmo de quando as embalagens eram todas do mesmo jeito, ou de quando os fabricantes de produtos não investiam tanto em marketing e conceito de marca. Quando os meios de embalar eram apenas isso, e não uma forma de disputa pela mente do consumidor.
Nos anos 80, com a popularização do marketing de consumo, isso foi mudando. Mudou ainda mais com o trade marketing, mais recente, e com o branding, uma forma ainda mais agressiva de disputar espaços no mercado. Por causa dessa competição, as embalagens tiveram que se adaptar, e a embalagem plástica zip lock faz parte desse tipo de esforço, de aproximar o consumidor com a empresa, e a embalagem com o produto.
Quando surgiu a embalagem plástica zip lock?
Data dos anos 60 a invenção do zip lock. Existe inclusive uma empresa com o nome da marca, mas hoje, sendo ela patenteada, está disponível em muitos mercados como marca de produto. O zip lock é portanto não muito recente, mas seu uso tem evoluído e se diversificado especialmente nos últimos anos. São anos de descobertas e de conquistas de segmentos, para tornar a embalagem plástica zip lock um novo padrão, com muitas vantagens a ele associadas, tais como:
- Atoxicidade;
- Caráter inodoro;
- Hermetismo completo;
- Proteção assegurada;
- Personalização;
- Possível metalização;
- Diferenciação dos concorrentes.
Existem muitas formas de usar o zip lock?
A embalagem plástica zip lock é realmente muito versátil. Quando acreditamos que já a conhecemos, surge de repente um novo uso, determinado por uma carência. Assim foi com o mercado de confecções. que já adotou o zip lock como padrão para proteger roupas embaladas para outras estações. Ou no mercado de bijuterias, em que o zip lock é realmente imprescindível para vender pequenos objetos que podem escapar de embalagens tradicionais. Ou no mercado de alimentação, em que novos hábitos surgem por consumidores que modificam para melhor suas formas de consumo tradicionais.